Audição

PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL

O nosso sistema auditivo é extremamente complexo.

Pense nele como uma autoestrada. Cada estação de serviço é uma parte do sistema auditivo, sendo a estação final o cérebro e o carro o som.

Se as estações de serviço estiverem a funcionar bem e a estrada estiver em bom estado, o carro (som) consegue chegar rapidamente ao destino final (cérebro).

Se por algum motivo houver uma falha nesse sistema, o som pode chegar atrasado à estação final ou nem chegar.

Quando isso ocorre existe uma perturbação do processamento auditivo central, que é uma dificuldade para processar a informação sonora.

No sistema auditivo é importante que estas competências auditivas estejam a funcionar bem. São elas:

✓ Localização sonora – capacidade que temos para localizar a fonte sonora.

✓Fechamento – capacidade de perceber os sons da fala em locais com maior ruído/barulho.

✓ Integração binaural – capacidade de manter a atenção para os dois ouvidos, retendo a informação auditiva.

✓ Separação binaural – capacidade em manter a atenção seletiva para cada um dos ouvidos.

✓Resolução temporal – capacidade para analisar rapidamente os sons.

✓ Memória auditiva – capacidade de memorizarmos entre 3 a 4 estímulos repetindo pela mesma ordem da informação ouvida.

✓ Padrões temporais (duração, frequência e intensidade) – capacidade para discriminar se um som não verbal é curto ou longo (duração), grave ou agudo (frequência) e fraco ou forte (intensidade).

É importante que todas as competências auditivas estejam a funcionar bem para que não aja dificuldade na aquisição dos sons da fala, na aprendizagem, na atenção auditiva, na memória e em compreender a informação auditiva em ambientes com ruído.

Para perceber se as suas competências auditivas estão alteradas é importante que seja realizada uma Avaliação do Processamento Auditivo Central com uma audiologista especializado nesta área.

Para a intervenção no processamento auditivo central realizei juntamente com a minha colega Filipa Branco 8 APP´s para telemóvel e tablet, cada uma dessas APP´s trabalha uma competência auditiva e tem muitos exercícios auditivos. As APP´s encontram-se disponíveis quer para Android quer para Apple e pode adquirir a partir dos links abaixo.

IMPLANTE COCLEAR

O implante coclear é um dispositivo eletrónico que é indicado nos casos de surdez neurossensorial severa a profunda.

Apresenta uma parte interna que é colocada cirurgicamente pelo médico otorrinolaringologista e uma parte externa que é onde entra o som e onde é processado.

O funcionamento do implante coclear é diferente do das próteses auditivas convencionais e por esse motivo necessita de um treino auditivo realizado por um terapeuta da fala especializado nesta área.

Colocou um implante coclear e agora precisa de ajuda para voltar a compreender os sons, as palavras, as frases e o discurso?

Eu posso ajudá-lo nesse processo de reabilitação. Já reabilitei mais de 100 pacientes que decidiram voltar a ouvir e acreditar que é possível ter mais qualidade de vida e voltar o ouvir o que a vida tem de bom:-)

No sentido de haver cada vez mais atividades em português para adultos com o implante coclear decidi junto com a minha

colega Leonor Fontes traduzir e adaptar para o Português Europeu material de intervenção que pode ser utilizado quer nas

sessões quer com a sua família. Nas sessões de treino auditivo que realizar comigo iremos utilizar estes dois recursos.

error: Content is protected !!
Open chat
1
Precisa de ajuda?
Scan the code
Projeta a Voz
Olá👋
Como posso ajudar?